Página Inicial
Acesso Reservado
Contacte-nos
Inscrições Online
  
  
 ETPC traz jovens da Irlanda a Cantanhede
1 de maio de 2017

Três jovens irlandeses realizam estágio em Cantanhede no âmbito do projeto Erasmus +

A Escola Técnico-Profissional de Cantanhede (ETPC) acolheu, durante o mês março, três jovens irlandeses do curso de Administração, provenientes do Galway Institute, que desenvolveram a sua formação em contexto de trabalho em várias instituições da cidade de Cantanhede. Estes jovens foram recebidos na Junta de Freguesia de Cantanhede, na Casa da Cultura, e numa das unidades do Biocant Park - a UC Biotech - apoiando os serviços administrativos de cada um destes locais. 

Kate Duffy, Haider Ali and Orlaith Moloney evidenciaram uma enorme capacidade de adaptação à realidade portuguesa, participando em várias iniciativas promovidas pelas entidades acolhedoras e interagindo com os alunos, funcionários e professores da ETPC, escola onde almoçavam com regularidade. Desde o início encantados pela forma calorosa como foram recebidos, estes estudantes, acompanhados até Portugal pela professora Eileen Robinson, foram surpreendidos por um povo acolhedor, pela comida, pela diversidade de um país que exploraram de norte a sul e pelas condições que encontraram no Biocant Park.

Também os alunos portugueses percorrem um caminho de aprendizagem, mesmo sem sair de Cantanhede. Inicialmente os alunos da ETPC reagiram com estranheza à presença de estudantes estrangeiros na escola, mas rapidamente a estranheza se transformou em curiosidade e logo a seguir em abertura e grande avidez de contacto regular com os jovens em mobilidade de regresso à Irlanda este fim de semana. 

A ETPC tem procurado desenvolver projetos de parceria, no âmbito do Programa Erasmus+, a fim de “promover o intercâmbio de jovens do ensino secundário e a interculturalidade, numa região ainda marcada por algum isolamento”, afirma Vanda Fino, coordenadora do projeto. Acrescenta que, na próxima semana, estarão na cidade, também ao abrigo do programa Erasmus +, desenvolvido pela ETPC, duas jovens finlandesas que irão realizar a sua formação em contexto de trabalho na Santa Casa da Misericórdia, na unidade de Cuidados Continuados. Desta forma, o programa procura “contribuir de forma determinante para a criação de um sentido de identidade europeia, enquanto promove a abertura a novas abordagens profissionais e educativas e deita por terra ideias preconcebidas acerca dos povos, aproximando-os de forma surpreendente”. 




Arquívo de Notícias
Notícia Anterior (Global Action Day comemorado na ETPC)
    
© Escola Técnico-Profissional de Cantanhede. Todos os direitos reservados. Condições de Utilização.
Tel: +351 231 420 344 | Fax: +351 231 429 717 | Email: geral@etpc.pt | GPS: N | 40º 20' 49.205" W | 8º 35' 36.046"
Página Inicial |  Acesso Reservado |  Contactos |  Mapa do Site |  Ficha Técnica