Página Inicial
Acesso Reservado
Contacte-nos
Inscrições Online
  
  
 Global Action Day comemorado na ETPC
1 de maio de 2017

No âmbito do Projeto Eco-Escolas, a ETPC comemorou, nos passados dias 26 e 27 de abril, o Dia Internacional das Eco-Escolas.

Os Global Action Days (anteriormente designados por World Days of Action) visam dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas Eco-Escolas em todo o mundo, motivando-as para a comunicação e divulgação de algumas das muitas ações que se realizam em prol do ambiente. 

Neste contexto, a brigada Eco-Escolas da ETPC participou em algumas atividades que tinham como objetivo fortalecer valores e comportamentos ecológicos a fim de permitir o desenvolvimento global dos alunos, proporcionando-lhes a aquisição de conceitos básicos de meio ambiente e ferramentas de aprendizagem adequadas e motivadoras, no âmbito desta temática.

As alunas do Curso Técnico de Apoio Psicossocial (brigada Eco-Escolas) pernoitaram nas Casas do Miradouro e Floresta Relíquia da Fundação da Mata do Buçaco por forma a poderem participar nas oficinas “Um abrigo para um morcego” e “À noite na Mata”. 

A Mata Nacional do Buçaco constitui um património de valor incalculável, único em Portugal e no Mundo. Trata-se de uma herança secular, incomparável, por reunir relevância histórica, religiosa, militar, natural, paisagística, arquitetónica, cultural e mesmo de identidade nacional.

Em termos florísticos, reúne uma das melhores coleções dendrológicas da Europa, com mais de 250 espécies de árvores e arbustos de todo o Mundo e inúmeros exemplares seculares. Possui ainda uma mancha de floresta climácica, uma formação vegetal relíquia, que conserva as características típicas da floresta primitiva que existia na região, antes da ocupação humana. 

No que respeita à fauna, a Mata providencia alimento, abrigo e refúgio para mais de centena e meia de espécies de vertebrados. Entre estas, encontram-se espécies de grande valor conservacionista, como endemismos ibéricos e espécies protegidas por legislação internacional. O valor natural da Mata do Buçaco enfatiza-se pelo facto de estar rodeada essencialmente por monoculturas de pinheiro-bravo e eucalipto, concentrando nos seus 105 hectares de área uma riqueza biológica enorme. Constitui assim um verdadeiro oásis de biodiversidade, de importância fundamental para conservação da diversidade biológica da região Centro do país.

Na primeira oficina, as alunas puderam construir um abrigo artificial para morcegos. Este abrigo é uma caixa feita de madeira com espaços interiores com as caraterísticas que se assemelham a um abrigo natural, podendo colocar-se em árvores, postes ou edifícios e que vai proporcionar um refúgio para os morcegos que utilizam a nossa zona para se alimentar.

Na segunda oficina, e por forma a comemorar o dia Internacional dos Anfíbios (26 de abril), as alunas puderam usufruir da magia, do mistério e da biodiversidade características dos seres que preferem a noite, nomeadamente os anfíbios.

Os anfíbios são um grupo de grande importância ecológica e elevada sensibilidade. Em Portugal Continental ocorrem 17 espécies de anfíbios. A Mata Nacional do Buçaco, apresentando elevada disponibilidade de água, um microclima bastante húmido e vegetação abundante, fornece condições para albergar uma diversidade de anfíbios impressionante, num total de 10 espécies. Destas, conta-se com quatro espécies endémicas da Península Ibérica (a salamandra-lusitânica Chioglossa lusitanica, o tritão-de-ventre-laranja Lissotriton boscai, a rã-ibérica Rana iberica e a rã-de-focinho-pontiagudo Discoglossus galganoi), que são também espécies ameaçadas a nível global ou nacional. 

Com esta atividade todos os sentidos foram despertados, numa redescoberta da floresta e da biodiversidade nela presente, sendo abordados diferentes grupos de plantas e animais, a sua ecologia, os seus hábitos e importância para os ecossistemas e para o homem.

Sempre acompanhas pelas coordenadoras do Programa Eco-Escolas da ETPC, Catarina Soares e Ana Fontes, as alunas participaram nas atividades com empenho e dinamismo, demonstrando grande interesse e dedicação. No final do dia, o balanço era francamente positivo e a experiência enriquecedora tendo sido uma oportunidade de as alunas conviverem, de conhecerem locais de grande beleza e de exercerem uma cidadania ativa e responsável em prol da conservação da natureza e da biodiversidade.




Arquívo de Notícias
Notícia Anterior (Workshop de Artes Plásticas no Hospital Pediátrico de Coimbra)
    
© Escola Técnico-Profissional de Cantanhede. Todos os direitos reservados. Condições de Utilização.
Tel: +351 231 420 344 | Fax: +351 231 429 717 | Email: geral@etpc.pt | GPS: N | 40º 20' 49.205" W | 8º 35' 36.046"
Página Inicial |  Acesso Reservado |  Contactos |  Mapa do Site |  Ficha Técnica