Página Inicial
Acesso Reservado
Contacte-nos
Inscrições Online
  
  
 Workshop de Artes Plásticas no Hospital Pediátrico de Coimbra
25 de maio de 2017

Alunas do Curso Técnico de Apoio Psicossocial dinamizam workshop de artes plásticas para as crianças hospitalizadas na unidade pediátrica de Coimbra.

No passado dia 18 de maio, as crianças que se encontravam em regime de internamento na unidade de Medicina e Ortopedia do Hospital Pediátrico de Coimbra (HPC) participaram no 3.º ateliê “Artes Plásticas”, um workshop dinamizado pelas alunas do curso técnico de apoio psicossocial, ministrado na Escola Técnico-Profissional de Cantanhede (ETPC). 

O Projeto “Workshop de Artes Plásticas”, criado em fevereiro de 2015, visa a deslocação mensal das alunas do curso técnico de apoio psicossocial ao HPC, para a realização de atividades com as crianças hospitalizadas em horário compreendido entre as 14h00 e as 16h30.

Este workshop insere-se no âmbito do projeto de Solidariedade Social e Voluntariado da ETPC, assim como na participação desta instituição de ensino nos projetos Escolas Solidárias da Fundação EDP e Eco-Escolas e teve como objetivos despertar o interesse e promover a criatividade das crianças, tendo sempre como base a expressão livre e possibilitar às crianças e adolescentes uma forma saudável e natural de explorar, descobrir, compreender e desenvolver o seu mundo emocional interior, trabalhando a autoconfiança e a autoestima, a criatividade e imaginação e funcionando ao mesmo tempo como elemento de equilíbrio entre o foro racional e emocional.

Durante a tarde, as crianças que participaram neste ateliê conseguiram, por breves momentos, abstrair-se de todo o sofrimento em que vivem e dedicar-se unicamente à criatividade, usufruindo assim de momentos de descontração e diversão. Subordinado ao tema da Reutilização de Materiais, as crianças puderam criar um agarra-sonhos.

O agarra-sonhos ou espanta-pesadelos é um amuleto, cuja construção é composta por um aro de papelão revestido com tiras de trapilho, no qual são entrelaçados vários fios formando uma espécie de teia de aranha, com contas enfiadas, onde são penduradas geralmente penas e outros pequenos objetos de significado pessoal especial.

Tanto as crianças internadas como as alunas da ETPC participaram na atividade com empenho e dinamismo, demonstrando grande interesse e dedicação. No final do dia, o balanço era francamente positivo e a experiência enriquecedora e motivadora para a persecução dos objetivos profissionais dos alunos.




Arquívo de Notícias
Notícia Anterior (ETPC Comemora Dia Nacional da Luta contra a Obesidade)
    
© Escola Técnico-Profissional de Cantanhede. Todos os direitos reservados. Condições de Utilização.
Tel: +351 231 420 344 | Fax: +351 231 429 717 | Email: geral@etpc.pt | GPS: N | 40º 20' 49.205" W | 8º 35' 36.046"
Página Inicial |  Acesso Reservado |  Contactos |  Mapa do Site |  Ficha Técnica