Página Inicial
Acesso Reservado
Contacte-nos
Inscrições Online
  
  
 Quiz Sénior – Jogos Para Os Mais Velhos
26 de fevereiro de 2018

Alunos e professora do curso técnico de apoio psicossocial desenvolvem jogos para os idosos exercitarem a memória e reviverem outros tempos.

No passado dia 23 de fevereiro de 2018, os alunos da Escola Técnico-Profissional de Cantanhede (ETPC), do décimo primeiro ano do curso técnico de apoio psicossocial desenvolveram no Centro Social Cultural e Recreativo de Poutena (CSCRP) um projeto de empreendedorismo social que visava desenvolver e executar um jogo de perguntas/respostas para idosos, intitulado de Quiz Sénior. Esta atividade inserida no âmbito do curso – coordenado pela professora Catarina Soares – teve como principais objetivos exercitar a mente, divertir os idosos, aproximar jovens e idosos e permitir aos alunos colocar em prática todos os ensinamentos adquiridos nas disciplinas de Psicologia e Comunidade e Intervenção Social. 

Cento e trinta perguntas de cultura popular sobre provérbios, curiosidades, geografia, adivinhas, canções populares e gastronomia regional foram criadas para estimular a memória, a atenção, a concentração, a compreensão verbal e a coordenação psicomotora.

Este projeto/atividade surgiu da necessidade que criar jogos para os mais velhos. Durante muitos anos, alunos e professora trabalham com este público (idosos) e verificaram que não haviam materiais que pudessem servir de estímulo para os idosos, que têm características muito específicas, sem hábitos de estimular a memória. Os jogos foram surgindo em aula por forma a motivar os alunos a trabalhar com os idosos e com o objetivo de colocar os alunos a desenvolverem jogos artesanais.

Quiz Sénior baseia-se em temas significativos, em conteúdos próximos dos idosos, o que, de alguma forma, os torna mais apelativos.

No planeamento deste projeto/atividade nada foi feito ao acaso. Os dados, que serviram para descobrir qual o grupo de idosos começaria o jogo, são quatro vezes maiores do que o tamanho normal por forma a que sejam bem manuseados pelos mais velhos.

Os alunos participaram na atividade com empenho e dinamismo, demonstrando grande interesse e dedicação. No final do dia, o balanço era francamente positivo e a experiência enriquecedora e motivadora para a persecução dos objetivos profissionais dos alunos.




Arquívo de Notícias
Notícia Anterior (Programa Erasmus continua a valorizar alunos da ETPC)
    
© Escola Técnico-Profissional de Cantanhede. Todos os direitos reservados. Condições de Utilização.
Tel: +351 231 420 344 | Fax: +351 231 429 717 | Email: geral@etpc.pt | GPS: N | 40º 20' 49.205" W | 8º 35' 36.046"
Página Inicial |  Acesso Reservado |  Contactos |  Mapa do Site |  Ficha Técnica