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 Comemoração do Dia do Curso Técnico de Apoio Psicossocial
21 de março de 2018

Alunos do Curso Técnico de Apoio Psicossocial participam em palestras direcionadas para a sua futura atividade profissional.

A Escola Técnico Profissional de Cantanhede (ETPC), no âmbito das Comemorações do Mês de Curso, recordou o dia do Curso Técnico de Apoio Psicossocial no dia 20 de março de 2018 e teve como objetivos estimular o interesse dos alunos pela futura atividade profissional; aplicar na prática os conteúdos lecionados nas disciplinas da área técnica do curso de apoio psicossocial; permitir aos alunos ter contacto com a realidade profissional; aproximar os alunos do mundo do trabalho; e partilhar saberes entre profissionais da área da psicologia, do serviço social e da animação sociocultural. 

O encontro visou temas como a Animação Sociocultural, as Artes Plásticas como veículo de desenvolvimento da criatividade e motricidade, Envelhecimento, Atividades Físicas e Gerontomotricidade. Contou com as intervenções de Ana Fernandes (Animadora Sociocultural) e Sandra Costa (Animadora Sociocultural), do Centro de Bem-Estar Social da Freguesia de Figueira de Lorvão; e Sílvia Areias, professora do Instituto Politécnico de Leiria (IPL).

O dia iniciou-se com a participação do Centro de Bem-Estar Social da Freguesia de Figueira de Lorvão representado pelas Dr.ª Ana Fernandes e Sandra Costa.

Tendo como foco o envelhecimento ativo e a importância da animação sociocultural nos lares de 3.ª idade, as animadoras iniciaram a sua exposição clarificando os objetivos da animação sociocultural e quais os mitos e factos associados ao envelhecimento. 

A animação sociocultural surge como forma de alcançar uma vida animada, mostrando a cada pessoa idosa as etapas que permitem conquistar pequenos momentos de alegria nos lares da terceira idade. Assim, a animação pode ser encarada como todo um conjunto de ações exercidas “sobre um grupo, uma coletividade ou um meio, visando desenvolver a comunicação e estruturar a vida social […] é um método de integração e participação […]; a função da animação define-se como uma função de adaptação às novas formas de vida social”.

É sob este prisma que o centro desenvolve diversas atividades para os seus idosos, tais como atividades de expressão dramática, musical, plástica, oficinas de produção de filmes, entre muitas outras atividades.

No período da tarde, o foco foram as atividades físicas para Seniores. Neste sentido, a Dr.ª Sílvia Areias iniciou a sua exposição clarificando que “Envelhecer é um processo que se inicia com a conceção do Ser Humano e no qual a palavra retrocesso não exerce nenhuma influência sobre o relógio biológico de cada indivíduo. Podemos dizer que se trata de um processo individual com características progressivas, dinâmicas e lentas.”

Analisando apenas o distrito de Coimbra, em termos demográficos, constata-se que este apresenta níveis de envelhecimento, da sua população residente, bastante preocupantes. Em 2007 o índice de envelhecimento da sua população era de 155,1%, o que significa que, por cada 100 jovens com menos de 14 anos, existiam 155 indivíduos com mais de 65 anos. Desta forma, ao conceito de envelhecimento associam-se outros conceitos como envelhecimento ativo e autonomia funcional basilares para a obtenção de um envelhecimento bem-sucedido, possibilitando assim ao idoso assumir um papel ativo na sua vida com autonomia e independência. A atividade física, ao potenciar a manutenção de estilos de vida independentes e funcionais, assume assim uma importância acrescida na idade sénior.

É neste sentido que surge a gerontomotricidade. A gerontomotricidade é por definição uma sub-área da motricidade humana que perspetiva o desenvolvimento da aptidão física e autonomia funcional do idoso, bem como permite uma melhoria da sua qualidade de vida através da simbiose estabelecida entre atividade física, funcionamento cognitivo e comportamento adaptativo da pessoa idosa.

Após esta breve introdução, por forma a sensibilizar os alunos para a importância da atividade física na 3.ª Idade, a Dr.ª Sílvia Areias apresentou e colocou em prática, com as alunas, alguns exercícios que poderão ser aplicados aos nossos idosos aquando da Formação em Contexto de Trabalho dos alunos.

Os alunos participaram em todas as atividades com empenho e dinamismo, demonstrando grande interesse e dedicação. No final do dia, o balanço era francamente positivo e a experiência enriquecedora e motivadora para a persecução dos objetivos profissionais dos alunos.  




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