Página Inicial
Acesso Reservado
Contacte-nos
Inscrições Online
  
  

A Escola Técnico Profissional de Cantanhede – E.T.P.C. iniciou a sua actividade no ano lectivo de 1993/94, em resposta à necessidade de dotar a região de quadros intermédios qualificados, perspectivando a inovação e o desenvolvimento local e contribuindo para a realização dos jovens na sua transição entre o sistema educativo e o mundo do trabalho.

 

Como instituição empenhada em vencer a aposta da formação profissional, valoriza como objectivo essencial a contribuição para a realização pessoal dos jovens, proporcionando, designadamente, a preparação para a vida activa, através de uma formação integral e integrada.

 

Adequando a formação ministrada às necessidades e características dos formandos, assegura um ensino individualizado, numa perspectiva de responsabilização e numa interligação transdisciplinar, enriquecedora do saber teórico e da aplicação prática.

 

Ao proporcionar mecanismos de aproximação entre a Escola e o mundo laboral, nomeadamente, através da formação em contexto de trabalho, dinamiza o relacionamento com os diferentes parceiros sociais, valorizando e credibilizando a formação ministrada. De igual modo, o desenvolvimento de actividades de promoção e inserção da escola na região e a prestação de serviços educativos à comunidade perspectivam a troca de enriquecimentos mútuos, contribuindo para o desenvolvimento económico e cultural do Concelho.

 

Assim, no âmbito da educação/ formação e inserção profissional, colabora, nomeadamente, com a AEC, a AD´ELO, a ADSSC, o ISCA, a ABAP, a AIBAP, a ANFORCE, a PRODESO (na Simulação de Empresas) e Embaixada de S.Tomé e Príncipe; na realização de projectos de aprendizagem das TIC e dinamização cultural, com a Câmara Municipal de Cantanhede e a Santa Casa da Misericórdia; no âmbito de troca de metodologias de abordagem à mobilidade transnacional na formação inicial,  com o ITAP de Coimbra e, finalmente, na realização de estágios profissionais, participa em redes de cooperação do tecido empresarial local, regional, nacional e internacional, colaborando mais estreitamente com empresas e instituições da região. É ainda membro activo do Conselho de Acção Social de Cantanhede e Conselho Municipal da Educação.

 

A participação em projectos que visem o enriquecimento de saberes e experiências diversificadas, a nível nacional e transnacional, serve igualmente para motivar a intervenção de todos os agentes, com vista ao seu melhoramento, no que concerne à acção educativa, às relações humanas estabelecidas e ao funcionamento geral da escola.

 

Neste sentido, a ETPC tem participado em projectos no âmbito do Programa Juventude para a Europa, em parceria com escolas e associações de jovens da Grécia, Espanha, Itália, Bulgária e Turquia.

 

No âmbito do Programa Leonardo da Vinci, tem desenvolvido projectos de Mobilidade  com entidades da Grécia, Itália, Finlândia e Irlanda, proporcionando o intercâmbio de formandos em FCT e formadores.

    
© Escola Técnico-Profissional de Cantanhede. Todos os direitos reservados. Condições de Utilização.
Tel: +351 231 420 344 | Fax: +351 231 429 717 | Email: geral@etpc.pt | GPS: N | 40º 20' 49.205" W | 8º 35' 36.046"
Página Inicial |  Acesso Reservado |  Contactos |  Mapa do Site |  Ficha Técnica