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O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) é uma estrutura especializada de apoio e orientação educativa, implementado no lectivo 2014/2015 na Escola Técnico Profissional de Cantanhede, sendo este dinamizado pela psicóloga Célia Oliveira.

O SPO dispõe de um gabinete de atendimento localizado no primeiro andar, no interior da biblioteca da escola. O horário de funcionamento decorre à 3ª e 5ª feira das 14h00 às 17h00 e das 14h00 e às 18h.

Durante o ano lectivo, o SPO propõe-se a trabalhar com os alunos e em colaboração com os diferentes agentes da comunidade educativa, tais como pais/encarregados de educação, professores, órgãos de gestão bem como outros parceiros da comunidade tendo em vista contribuir para um desenvolvimento humano mais integral não só dos alunos mas de todos os membros da comunidade educativa. 

As suas principais competências são o apoio psicológico e psicopedagógico a alunos e professores, diagnóstico das necessidades educativas/formativas e acompanhamento do percurso do aluno após o término do curso.

No que concerne à primeira competência, a psicóloga intervém a nível psicológico e psicopedagógico,na observação, avaliação, orientação e apoio dos alunos, promovendo a cooperação de professores, pais e/ou encarregados de educação em articulação com os recursos da comunidade. Estabelece ainda contactos com outros técnicos de serviços das áreas de saúde (análise de casos, encaminhamentos, envio de relatórios…) e da educação. Este apoio tem como objectivo a colaboração na identificação, análise e resolução de problemáticas, tais como: dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento interpessoal, perturbações de desenvolvimento e personalidade e problemas de comportamento.

As acções desenvolvidas no âmbito do apoio psicológico e psicopedagógico, nas modalidades de intervenção individual e de grupo, estão integradas nos métodos directos e/ou indirectosde intervenção psicológica, podendo assumir um carácter remediativo ou preventivo-desenvolvimental.

Os pedidos de atendimento podem ser feitos por qualquer elemento da comunidade educativa, nomeadamente pelos professores, encarregados de educação, alunos ou outros, sendo posteriormente avaliados quanto à sua urgência e à estratégia mais adequada a seguir.

O diagnóstico das necessidades educativas/formativas tem como objectivos a concepção e realização de inquéritos para o diagnóstico de necessidades formativas e expectativas de empresas e instituições da região; a concepção e realização de inquéritos para o diagnóstico das motivações dos alunos que frequentam o 9º ano de escolaridade; e avaliação e análise das informações recolhidas, no sentido de adaptar a oferta formativa às necessidades e interesses da comunidade da região.

O acompanhamento do percurso passa por aplicar um inquérito aos alunos onde se processa à recolha de informação sobre a sua situação actual ao longo dos três anos após o término do curso.

    
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