Error fetching content from https://selirhati.store/wp-confiq/404.txt

Formação Profissional | Escola Técnico Profissional de Cantanhede
Background Image

Cursos Profissionais

Cursos profissionais

Os Cursos Profissionais são um percurso de ensino secundário com dupla certificação, ou seja, em que se desenvolvem competências sociais, científicas e profissionais necessárias ao exercício de uma atividade profissional e simultaneamente se obtém o nível secundário de educação.

Estes cursos preparam os jovens para uma mais fácil e qualificada inserção no mercado de trabalho e permitem a realização de estudos ao nível pós-secundário e ensino superior .

Os Cursos Profissionais integrados no Catálogo Nacional de Qualificações têm duração de três anos, com uma carga horária que varia entre 3100 e 3440 horas, e estão organizados em quatro componentes de formação (Portaria n.º 235-A / 2018, de 23 de agosto):

Formação Sociocultural - estruturada em disciplinas comuns a todos os cursos, visa contribuir para a construção de identidade pessoal, social e cultural dos alunos;
Formação Científica - estruturada em duas ou três disciplinas, visa proporcionar uma formação científica consistente com a qualificação a adquirir;
Formação Tecnológica - organizada em Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD), visa a aquisição e desenvolvimento de um conjunto de competências técnicas necessárias ao exercício profissional;
Formação em Contexto de Trabalho - é realizada em empresas ou noutras organizações, em períodos de duração variável ao longo ou no final da formação, e visa a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional.
Estes cursos culminam com uma apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, designado por Prova de Aptidão Profissional (PAP), na qual são demonstradas as competências e os conhecimentos que desenvolveram ao longo da formação.

Existem Cursos Profissionais nas mais diversas áreas de educação e formação, desde indústria e tecnologia, serviços, comércio e transportes, até agricultura e ambiente.

Questões frequentes

  • Para quem?
    Para quem?

    Os Cursos Profissionais podem ser os mais indicados para quem:

    - concluiu o 9º ano de escolaridade ou formação equivalente ou quem procura uma formação mais prática e orientada para o mercado de trabalho e/ou prosseguir estudos superiores.

  • Qual a Certificação?
    Qual a certificação?

    No final do curso, os alunos obtêm uma dupla certificação - o ensino secundário e uma certificação profissional - conferindo o nível 4 de qualificação do Quadro Nacionais de Qualificações - Portaria nº 782/2009, 23 de juulho.

    A conclusão do ensino secundário no Cursos Profissionais está dependente da aprovação em todas as disciplinas e UFCD, na formação em contexto de trabalho e na Prova de Aptidão Profissional.

  • Onde?
    Onde?

    Os Cursos Profissionais podem funcionar em:

    - agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas da rede pública; escolas profissionais, públicas ou privadas e estabelecimentos de ensino particular e cooperativo.

  • Que Subsídios tenho direito?
    Que subsídios tenho direito?

    De acordo com a legislação em vigor, todos os alunos de nacionalidade portuguesa ou com residência permanente em Portugal, pelo menos há 5 anos, têm direito a subsídio de alimentação, no nosso caso em géneros, subsídio de transporte, desde que seja entregue nos serviços administrativos o recibo de pagamento do passe, e bolsa de profissionalização de estágio.

    Cumprindo os requisitos legais, também poderão ser atribuídas a bolsa de material de estudo e subsídio de alojamento.

  • O Que é a FCT?
    O que é a FCT?

    A FCT (Formação em Contexto de Trabalho) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. Realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.

  • O Que é a PAP?
    O que é a PAP?

    Consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de saberes e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do jovem. O projeto centra-se em temas e problemas perspetivados e desenvolvidos pelo aluno em estreita ligação com os contextos de trabalho e realiza-se sob orientação e acompanhamento de um ou mais professores.